Título



TRABALHO EM EQUIPE!!


Atualmente se ouve muito falar em trabalho em equipe, treinamentos, palestras motivacionais, workshop, reuniões corporativas. Nas entrevistas o entrevistador sempre questiona o candidato sobre sua postura em uma equipe, desde pequenos sempre somos lembrados na escola e em casa da importância de uma equipe.

 

Mas afinal por que atuar em equipe é melhor do que individualmente? Será que realmente rendemos mais em conjunto do que sozinhos?

 

Primeiramente devemos lembrar que trabalhar em equipe é muito mais divertido do que trabalhar sozinho. As pessoas otimistas geralmente trabalham melhor em equipe do que as pessimistas, isso porque enxergam as vantagens desse trabalho e percebem que estas são muito maiores que as desvantagens.

 

O ser humano tem um sério problema em confundir equipe com grupo e talvez esse seja o maior empecilho para bons profissionais formarem ótimas equipes nas organizações. Vale lembrar que há uma grande diferença entre grupo e equipe, onde grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades e uma equipe tem objetivos comuns e desenvolvem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado.

 

Em uma equipe geralmente enfrentamos situações que talvez relutemos quando estamos sozinhos, temos melhores idéias em tempos menores, maiores chance de sucesso e o essencial: possuímos mais conhecimento, apoio, habilidades e segurança e desta forma todo e qualquer problema vira solução.

 

Por esses e outros inúmeros motivos que esse tipo de trabalho esta ganhando cada vez mais espaço, porque ativa a criatividade e originalidade, fazendo com que seja possível produzir melhores resultados do que o trabalho individual devido ao número de pessoas em busca de um bom resultado.

 

Lembrando que o sucesso da equipe está na liderança, e essa quando bem coordenada e respeitada consegue atribuir as funções de cada membro fazendo com que a equipe seja sempre vencedora por maior que seja o desafio; o bom líder tem sabedoria para reconhecer que o aprendizado em uma equipe é mutuo, pois faz com que a mesma aprenda com ele e vice-versa.

 

Para que sua equipe seja de sucesso, ensine os membros algumas dicas como: ser paciente, aceitar as idéias dos outros, não criticar opiniões, dividir tarefas, dialogar, planejar, participar e principalmente aproveitar o convívio harmonioso com sua equipe.

 

È possível observarmos diariamente resultados positivos com o trabalho em equipe, principalmente no esporte, um belo exemplo é a seleção de vôlei masculina, onde podemos analisar que cada um tem seu papel essencial e até mesmo os reservas fazem a diferença, essa pequena diferença faz com que a seleção seja imbatível há vários anos, alcançando metas até então impossíveis.

 

O trabalho em equipe deve ser construído diariamente, afinal ninguém forma um time entrosado, harmonioso da noite para o dia, para construir uma equipe de sucesso é preciso empenho, amor, inteligência, inspiração e muita transpiração.

 

As equipes de sucesso são aquelas que aprendem e ensinam a cada dia, que buscam sempre um resultado melhor, que não se satisfazem com os 99% e sempre almejam os 100%.

Em uma equipe de vencedores, encontraremos a chave para as nossas vitórias individuais.

  
Visitantes online [ 3 ]