Título

Diferença entre pirâmide e marketing multinível

Veja a  Diferença entre pirâmide e marketing multinível

É bem comum que algumas pessoas tenham dúvidas sobre as diferenças entre o marketing multinível e a pirâmide, inclusive uma ala acredita ser coisas iguais, porém isso não é verdade, vamos explicar melhor como cada uma funciona e suas diferenças agora.

marketing multinível é uma configuração já bem antiga no mercado, porém ela é legítima. Seu objetivo é de que uma empresa consiga atingir boa cobertura e penetração de mercado, suas características de funcionamento são peculiares. Muitas empresas no Brasil adotam essa prática.

Uma característica marcante desse modelo é a forma hierárquica como a sua estrutura costuma ser composta, onde uma pessoa monta uma equipe de vendedores, abaixo de seu nível hierárquico, e assim esses vendedores poderão montar outras equipes, também abaixo delas, esse processo poderá se repetir sucessivamente.

O grande calcanhar de aquiles da prática é que caso pessoas de má fé estejam envolvidas, a possibilidade de pirâmides financeiras ocorrerem é considerável. Vale destacar que essa prática é crime no Brasil, por isso, antes de se aventurar no mercado é importante saber diferenciar o verdadeiro marketing multinível de armadilhas em pirâmides.

Mas afinal, o que é o marketing multinível?

O modelo de negócio se trata de venda direta, onde a ideia é estimular indivíduos a formarem uma rede com outras pessoas a fim de vender um determinado produto, essa estrutura, como já citada, será organizada de maneira hierárquica, com diversos níveis de vendedores.

Podemos separar as metas desses indivíduos participantes da rede de negócios em duas:

  • Conseguir um bom número de negócios com outros indivíduos não pertencentes à rede, criando assim um grupo de consumidores daquele produto;
  • Conseguindo angariar novos membros para a rede. Essa captação de pessoal é extremamente vantajosa para o fabricante do produto, pois assim, naturalmente terá um aumento de sua cobertura.

Ou seja, o modelo multinível se baseia no contato direto entre vendedor e consumidor, criando uma estrutura cheia de vendedores espalhados pela região que o fabricante deseja, de forma a buscar grande área de cobertura de seus produtos.

Esse modelo hoje, tende a crescer cada vez mais, principalmente com as facilidades do século XXI em manter contato direto com a população, redes sociais, sites, vídeos, tudo pode ser uma arma eficiente na busca de novos consumidores.

Analisando o cunho social, o marketing multinível é uma boa opção de circulação de renda em comunidades onde nem sempre se permite um número adequado de vagas de empregos convencionais. Além de que fomenta o empreendedorismo, tanto analisando o pequeno fabricante quanto o maior.

O que é a pirâmide?

Como já comentado, o grande problema ocorre quando um sistema de pirâmide financeira vem disfarçado de marketing multinível. É fundamental saber diferenciar algumas características que “entregam” esse tipo de prática.

Na pirâmide, a receita vem principalmente de recrutamento de novos membros e da venda de produtos entre membros da própria rede (é normal que disfarcem a venda alegando necessidade de reposição do estoque mínimo por parte do revendedor).

Na maioria dos casos os produtos comercializados são secundários ou de demanda social bem obscura. Com o passar do tempo esse tipo de sistema acaba saturando,assim entrando em colapso, de forma que seus revendedores saem, algumas vezes, em grandes prejuízos financeiros.

Algumas perguntas podem ser feitas para tentar fugir dessa armadilha, são elas:

  • A demanda do produto anunciado pelo fabricante é alta? Existe um bom potencial para o vender fora da rede de vendedores?
  • Como circula a renda da rede? Via novos participante ou pela venda dos produtos para pessoas de fora da rede?
  • Existe algum tipo de exigência de compra antecipada dos produtos? É possível os devolver ou sair da rede quando desejar?
  • É cobrado um valor alto para aderir à rede?
  • A rede promete margens de lucro em um tempo desproporcional, muito abaixo ou acima da média desse tipo de negócio?

Essas são as perguntas mais básicas a serem feitas, porém infelizmente a cada dia que passa fraudadores estão mais especializados em em trapacear. É necessário estar muito atento e de preferência optar por empresas que já estejam no ramo do marketing multinível há um bom tempo.

Então fique ligado, não caia em armadilhas, fique atento a promessas de alto percentual de lucro sobre algum negócio, você pode estar sofrendo a tentativa de entrar em uma pirâmide financeira.

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado, continue acompanhando as publicações em nosso site.

  
Visitantes online [ 1 ]